Esta é uma questão muito frequente. Talvez porque para uma boa parte das pessoas não é claro o que significa implementar um Sistema de Gestão da Qualidade.


Infelizmente uma ideia comum sobre a implementação de Sistemas de Gestão da qualidade é que essa implementação consiste em fazer um conjunto de procedimentos e papeis. arranjar uma forma de organizar bem os papeis é uma ideia bem comum.


Tanto que às vezes quando se fala da pessoa que se escolhe como Responsável da Qualidade se diz que ele/a é uma pessoa muito organizada. E, numa outra perspectiva diferente, também existem empresas de consultoria que vendem serviços de consultoria para implementação de Sistemas da Qualidade dizendo que os seus serviços são "chave na mão". Eles prometem entregar tudo pronto. Penso que estão a falar da documentação.


Mas um Sistema da Qualidade, implementado de acordo  com a NP EN ISO 9001, é (ou pelo menos pode ser) bem mais que papeis.


Esta Norma é tão interessante e abrangente que chega a ser injusto se pense que a sua maior exigência é " organizar papéis".


Mas, é como um livro, se eu não o ler nunca poderei aproveitar tudo aquilo que ele me poderia transmitir. Na verdade nem saberei a dimensão e importância do seu conteúdo.


A NP EN ISO 9001, tem exigências que podem melhorar quase todas as áreas da organização. Na verdade tem conceitos base (por exemplo o ciclo da melhoria, a abordagem por processos e o pensamento baseado em risco) que se aplicam a qualquer área da empresa sejam elas de que dimensão forem, sejam elas de que atividade forem. E qualquer um destes conceitos, bem aplicados, podem trazer um grande retorno positivo(€ e não só) para as organizações que os aplicam.


A questão é mesmo conhecê-los e saber implementá-los. A estes princípios e a todos os requisitos.


Verdade que uma certificação tem custos ( investimento, penso eu) mas implementar um Sistema da Qualidade  não obriga as empresas a certificá-la. Isso pode ser a "cereja sobre o bolo", mas o maior retorno que se obtém da implementação dum Sistema de Gestão da Qualidade é aquele que advém da implementação dos requisitos da NP EN ISO 9001.

E sim, isso só é verdade se aproveitar esta implementação para fazer uma análise profunda da sua organização e reinventá-la.


Mas tenho uma sugestão, que talvez possa parecer estranha; faça questão de participar nessa análise e reinvenção,... não deixe que o façam por si, ... se quiser ganhar com isso, claro!


E ganhará certamente, seja a sua organização pequena ou grande!

12 visualizações0 comentário
  • lurdes antunes

Se chegou à pouco à área da Qualidade esta poderá ser uma das suas dúvidas.


Há uns anos atrás escrevi um artigo para um Jornal nacional. O texto era sobre Sistemas de Gestão da Qualidade e suas vantagens.


Durante todo o artigo falei de várias coisas, ... falei do Sistema da Qualidade, da política da Qualidade, do Manual da Qualidade(que à data ainda era obrigatório), dos objetivos da Qualidade,...


Não sei se já escreveram para órgãos de comunicação social mas regra geral acontece uma coisa gira; eles limitam-nos o texto dizendo que tem que ter no máximo n caracteres. Nós damos voltas e mais voltas para conseguir escrever o que pretendemos com a limitação que eles impõem. E depois preparamos-nos... porque a seguir eles escrevem à maneira deles, dão voltas ao texto, adulteram o sentido,... enfim, dizem eles que estão a fazer o trabalho deles.


Então nesse dito artigo, quando o Jornal saiu, afinal eu tinha falado do Sistema de Qualidade, da política de Qualidade, do Manual de Qualidade, dos objetivos de Qualidade,...


Claro que estes senhores alteraram porque eles acharam que, eu que supostamente fui convidada para escrever por ser da área, afinal não sabia o que estava a fazer,... digo eu que às vezes também tenho mau feitio...


O Sistema do qual falamos é o Sistema da Qualidade. Do tema Qualidade. Se ele é de qualidade ou não é o que veremos ao longo tempo.


O Manual do qual falamos é o Manual da Qualidade. Do tema Qualidade. Se ele é de qualidade ou não pode depender do tipo de papel, do aspeto, do conteúdo,...


Era destes que eu estava a falar. Do Manual da Qualidade, da Política da Qualidade, do Sistema de Gestão da Qualidade,...


E não, não é só uma coisa da minha cabeça. O título NP EN ISO 9001:2015 é Sistemas de Gestão da Qualidade, o título da cláusula 5.2 é Política da Qualidade, o título da Cláusula 6.2 é Objetivos da Qualidade e planeamento para os atingir,...


Por favor não chame Política de Qualidade à Política da Qualidade da sua empresa. Nem Manual de Qualidade ao Manual da Qualidade, nem, nem...

E acredite que isso pode ser um passo importante para que todos esses elementos sejam de Qualidade.

22 visualizações0 comentário
  • lurdes antunes

Tanto se diz sobre liderança.


Tantos livros se escrevem, tantas ações de formação se fazem, tantas técnicas se ensinam...


Há quem pense que liderança tem a ver com a função que assumimos, com o dinheiro que ganhamos, com o título que nos deram...


Para mim, liderar é fazer com que as pessoas à minha volta façam de forma livre, com um grande sorriso no rosto e com o coração cheio de orgulho tudo aquilo que elas sempre disseram que não seriam capazes de fazer ou não se sentiam motivadas a fazer.


Fizeram não porque as obriguei, não porque as tenha manipulado mas porque consegui influenciá-las, quer pelo meu exemplo quer pela credibilidade que consegui transmitir.


Liderança tema ver com valores e princípios e com a forma como os consigo praticar. Tema ver com coerência.


22 visualizações0 comentário